quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"São necessárias novas respostas para as pessoas com deficiência"

O Ribatejo
Santarém - Portugal, 29/09/2010


Líder da Associação dos pais amigos de deficientes mentais afirma que falta auxílio a familiares de pessoas com mobilidade reduzida
João Baptista

"A partir de uma certa idade, os pais e familiares sentem grandes dificuldades em continuar a cuidar destas pessoas com deficiência que têm uma autonomia limitada e precisam de estruturas adequadas", declarou Luís Amaral, presidente da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM), durante a visita da governadora civil de Santarém.
O Centro de Atividades Ocupacionais Aristides Graça da APPACDM no Vale de Santarém recebeu, no dia 26 de setembro, a visita da governadora civil de Santarém, Sónia Sanfona, acompanhada pelo novo promotor distrital das pessoas com deficiência, Garcia Correia.
Sónia Sanfona afirmou ter ficado "extremamente impressionada com esta visita que mostra bem o quanto mudámos nas últimas décadas na forma como tratamos as pessoas com deficiência. Esta era uma realidade com a qual, até há poucas décadas, a nossa sociedade, os cidadãos e o Estado lidavam mal, e hoje assistimos a este novo paradigma na forma como olhamos as pessoas com deficiência, um olhar mais humano e solidário".
O presidente da direcção da APPACDM Luís Amaral sublinhou a necessidade de criar mais residências para os usuários. "A partir de uma certa idade, os pais e familiares sentem grandes dificuldades em continuar a cuidar estas pessoas que têm uma autonomia limitada e precisam de estruturas adequadas", declarou Luís Amaral.
Com 106 colaboradores e 240 utentes, a APPACDM do Vale de Santarém é uma instituição de referência para pessoas com deficiência e incapacidades, no concelho de Santarém e concelhos limítrofes. Tem como missão promover e estimular o desenvolvimento da pessoa com deficiência e incapacidades e a sua inclusão na sociedade, disponibilizar apoio aos seus familiares e co-responsabilizar o Estado na defesa dos direitos destes cidadãos.

http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=30185

Nenhum comentário:

Postar um comentário