quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Comitê de Ajudas Técnicas da área da Pessoa com Deficiência discute reestruturação para ampliar sua atuação

O Comitê de Ajudas Técnicas (CAT), vinculado à Secretaria Nacional de Promoção das Pessoas com Deficiência (SNPD), órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, definiu nesta quinta-feira (28) as propostas para a reformulação do regimento interno do comitê. A mudança é necessária para que o comitê tenha condições atender as novas demandas decorrentes da criação da Secretaria Nacional de Promoção das Pessoas com Deficiência, que elevou o  status da antiga Coordenadoria Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (Corde) e ampliou sua atuação.
Na reunião, foi realizada uma oficina de reestruturação e planejamento estratégico e elaborou-se um documento com a síntese das propostas para garantir o funcionamento do comitê na nova realidade da SNPD. O CAT é constituído por representantes de órgãos do Governo Federal, especialistas e representantes da sociedade civil. Foi instituído em 16 de novembro de 2006 (Portaria nº 142, decreto nº 5.296/2004), no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República,  na perspectiva de apresentar propostas de políticas governamentais e parcerias entre a sociedade civil e órgãos públicos para trabalhar ajudas técnicas, dentre outras funções.
“Somos motivados pela proposta  do comitê, que é de utilidade pública e trabalha em auxílio as pessoas com deficiência”, explica o coordenador da Comissão Executiva do CAT, Marcos Pinotte. “Estamos trabalhando no Comitê há cinco anos e, com o novo status da secretaria poderemos avançar muito mais”, complementou a consultora da Comissão Executiva do comitê, Rita Bersch. Uma das propostas para melhorar o funcionamento do CAT é a criação de uma secretaria executiva.
Pinotte destacou a Tecnologia Assistiva como grande conquista neste período de funcionamento do CAT. A Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, com incapacidades ou mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
O chefe de Gabinete da SNPD, José Rafael Miranda, ressaltou que a atuação do CAT será ainda mais efetiva com a realização da  próxima Copa do Mundo de futebol no Brasil e das Olimpíadas e Para-olimpíadas. Está prevista a assitatura de um termo de cooperação técnica entre a SDH, o comitê paraolimpico brasileiro e o Ministério dos Esportes, levando em consideração a necessidade de promover a acessibilidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

http://www.direitoshumanos.gov.br/2010/10/29-out-2010-comite-de-ajudas-tecnicas-da-area-da-pessoa-com-deficiencia-discute-reestruturacao-para-ampliar-sua-atuacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário